quarta-feira, maio 19, 2010

Possum à janela, 21 Abril 2010

Se há coisa que não falta em Townsville é o doce "acordar com os passarinhos". A questão é que aqui não são só alguns passarinhos, e sublinho "alguns" e "passarinhos". Vivemos rodeados de colónias de papagaios, piriquitos, guarda-rios, catatuas, e outros tantos. De modo que de manhã é uma chinfrineira (mas já nos habituámos e até é bem divertido).
Mas já tivemos outros encontros engraçados com animais.
A procura de apartamento foi exaustiva porque apesar de termos visto apartamentos relativamente bons e a um bom preço, estes já tinham inquilinos...a vida nos trópicos é propensa à presença de baratas. E assim, quando vimos este apartamento, ficámos muito satisfeitos porque estava limpinho, estava no nosso orçamento, tinha muita luz e é perto da universidade. Decidimos logo alugá-lo. Passados dois dias de nos termos mudado, encontro uns dejectos na bancada da cozinha, eu pensei que era de rato, mas o Justin disse-me logo que eram muito grandes, que teriam de ser de ratazana. Já podem imaginar o meu terror. Os dias passaram e encontramos mais dejectos, mas não víamos nada ratado. As dúvidas dissiparam-se quando encontramos um dejecto numa porta, literalmente na vertical, logo não podia ser uma ratazana. Ora, afinal o nosso inquilino era outro.. uma osga .. das grandinhas (Mamã, não te assustes, podes vir que já selámos as entradas). O Justin apanhou-a e libertou-a na rua. Foi um alívio.
Outro episódio muito engraçado passou-se cerca de uma semana depois (21 Abril). O nosso apartamento é no 3º e ultimo piso, de modo que estamos ao nível da copa das palmeiras que circundam o edifício. Eis que neste dia à noite, passo junto da janela e vejo na copa da palmeira, a um metro da janela, uns olhos a brilhar. Ligo a lanterna e vemos um possum!! O possum é um marsupial (como os kangurus e os koalas) mais ou menos do tamanho de um gato. Era muito giro, imaginem o cruzamento de um coelho com um kanguru. Tiramos fotos, mas ele nem se mexeu, e ficou na árvore pelo menos até nós nos deitarmos. Eles comem frutos e sementes, vivem nas árvores e têm uma cauda preensil. Entretanto já descobrimos que vivem pelo menos três na nossa zona, e já outro (ou o mesmo) nos veio visitar.
Esta palmeira também já foi "casa" de um morcego, mas desse não temos fotos porque fugia se acendessemos as luzes.
Aqui ficam as fotos do possum na nossa palmeira.






2 comentários:

NoKas disse...

Epá! Desde que não te entrem aranhas em casa, tudo bem! :p

Ju disse...

Bichos! :D Tb quero! Aqui passam gatos e entram-me dentro de casa e comem-me as chamussas que tinha feito... senão tenho aranhas e dou comida aos pássaros. :P