quinta-feira, março 19, 2009

Civic Center, Castro and The Mission, San Francisco (14 Março 2009)

(esqueci-me da máquina fotográfica em casa, de modo que arranjei fotos da net daquilo que vi)
O meu plano de visita incluia passar rapidamente pelo Civic Center, mas quando lá cheguei vejo uma grande multidão vestida de verde se concentrava - era o St. Patrick's Day, comemorado pelos descendentes de irlandeses... Havia uma grande feira e um cortejo com os bombeiros e os polícias, etc.. que nos distribuem colares verdes. Foi engraçado.
Em seguida fui para o bairro Castro, que se desenvolveu mais tal como é agora nos anos 60-70 (era dos hippies e free love). O Castro é um bairro onde 40% da população é gay. Todas as lojas estão orientadas para eles. Por um lado é bom porque aqui eles têm o seu espaço e são bem tratados, mas por outro lado, é triste que se tenham de refugiar num bairro para se sentirem mais à vontade (embora San Francisco seja uma cidade com mentalidade muito aberta). O bairro é residencial e tem casas muito bonitas. Uma coisa que achei estranha foi que só há, ou pelos menos foi o que me pareceu, homossexuais homens... não vi casais de lésbicas. Para os que viram o filme Milk, a personagem interpretado pelo Sean Penn (e que lhe valeu o Óscar de Melhor Actor), Harvey Milk era deste bairro.







o cinema do Castro que recebe anualmente o festival de cinema
gay e lésbico
The Mission, é a zona onde os jesuítas se instalaram no final de 1700's para cristianizar os povos nativos; na altura a Califórnia era parte do México.

Dolores Park
Igreja da Missão (a pequena é que é a do final do séc. XVIII)

um dos muitos murais na Mission

Sem comentários: